Bros Moto Clube - PE: Dicas de manutenção para quem vai pegar a estrada

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dicas de manutenção para quem vai pegar a estrada

Antes de escolher o roteiro da viagem, o piloto precisa fazer a revisão da motocicleta e verificar se os equipamentos de segurança e vestuário estão em dia

Em época de férias, as longas viagens se tornam bem mais comuns e para ter um passeio seguro, a revisão dos itens básicos da motocicleta deve estar entre os preparativos. Pensando na facilidade dos motociclistas, a Moto Honda recomenda que, além de observar as informações indicadas no Manual do Proprietário, o piloto leve o veículo até uma das concessionárias da rede para realizar um check-up e a manutenção dos itens necessários antes de percorrer longos trajetos.

Equipamentos em dia

Item básico de segurança, e obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o capacete precisa estar dentro do prazo de validade. Antes de iniciar a viagem, deve ser ajustado de forma a não ficar apertado nem folgado. A viseira é outra peça que exige cuidado: precisa estar sempre limpa e sem riscos, pois a sujeira e riscos podem prejudicar em dias chuvosos e durante a noite.

Roupas de cor clara facilitam a visão de outros motociclistas, principalmente à noite. Já calças e jaquetas confeccionadas em tecido grosso ou couro são indispensáveis, bem como botas ou sapatos que cubram bem os pés, luvas e capas de chuva, pois protegem o corpo do piloto.

Confira se existem postos de abastecimento e restaurantes no seu trajeto antes de pegar a estrada. Ao parar para abastecer, a recomendação da Moto Honda é checar o nível do óleo do motor e a calibragem dos pneus, sempre que possível.

As dicas para uma pilotagem mais segura não estão ligadas apenas ao veículo de duas rodas. É recomendável também que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento.

Atenção contínua

Uma motocicleta deve estar em constante cuidado, com práticas simples e rápidas, o próprio motociclista pode verificar alguns itens básicos de seu veículo, desta maneira ele já se previne de possíveis contratempos. A recomendação é que o condutor esteja atento a todos os procedimentos.

Antes de pegar a estrada, confira se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Com garupa, em alguns modelos, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra. Veja também a presença de objetos presos, como pregos, cacos de vidros e pedras e cheque se algum raio da roda está quebrado, pois ele pode perfurar a câmara de ar e comprometer sua segurança.

Diariamente é recomendável verificar o nível do óleo lubrificante. Caso esteja abaixo do sugerido, deve-se preencher ou efetuar a troca completa. É importante lavar e lubrificar o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão após o uso da motocicleta em estradas de terra.

O sistema de freios é um item indispensável para sua segurança. Assim, verifique se está devidamente regulado e lubrificado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Caso a indicação esteja abaixo do mínimo, pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a uma concessionária para realizar o check-up do sistema de freios.

Atenção também à substituição do filtro de óleo. Já o filtro de ar, por reter muitas impurezas, deve ser limpo periodicamente ou substituído quando necessário a fim de evitar desgaste prematuro dos anéis e dos cilindros do motor. Se o mesmo for de espuma, é necessário lavá-lo com querosene e reaplicar óleo de motor.

Outro item fundamental é o sistema elétrico. A inspeção inclui conferir o funcionamento das luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel). Qualquer tipo de problema nesses equipamentos será considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e você correrá o risco de ser multado e a falta de iluminação poderá afetar diretamente a sua segurança.

Serviço Expresso

Pensando em facilitar a vida de seus clientes, e agilizar alguns serviços de manutenção, a Honda criou o Serviço Expresso, onde os técnicos das oficinas de suas concessionárias autorizadas checam, em até uma hora, gratuitamente, o funcionamento de 21 itens como: cabos de embreagem e de freio, folga de manetes, desgaste e pressão dos pneus, regulagem da corrente de transmissão, além de vazamentos e do nível do óleo do motor, lâmpadas e o sistema elétrico da motocicleta. A rede de concessionárias Honda conta com profissionais treinados e possui estoque de peças genuínas para atender às necessidades e anseios dos exigentes clientes Honda.

O grande diferencial deste programa é oferecer atendimento rápido, mas com qualidade. Pelo Serviço Expresso os reparos em motocicletas são feitos em boxes exclusivos, em até 1 hora, e à vista do cliente, já que todo o processo pode ser acompanhado.

Para conveniência e agilidade no atendimento é recomendado que o cliente agende um horário na concessionária de sua preferência. Caso não saiba o endereço ou telefone da concessionária mais próxima, a Moto Honda disponibiliza a lista no site www.honda.com.br e o telefone 0800 7013432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário